terça-feira, 8 de setembro de 2009

'life is for living'

“Navegar é preciso. Viver não é preciso.” (Fernando Pessoa)

Essa frase é ambígua, e eu sempre pensei que ela tivesse um significado errado, não errado por não ser verídico, mas diferente do que ela significa na verdade. Eu pensava que o que estava escrito era que precisamos estar aqui na Terra vivendo, não há opção para isto, mas não somos obrigados a gozar a vida que nos foi dada, o que também é bem verdade, temos livre-arbítrio. Porém, o verdadeiro significado é que o ato de navegar é exato, preciso, é algo que pode ser planejado, já a vida não, a vida é uma surpresa, ela não muda de acordo com o vento e ela nem liga pras coisas exatas, ela é independente, manda no seu próprio nariz, e se for planejada ou controlada perde a graça.

Ás vezes, essa coisa que não conseguimos conceituar adequadamente chamada ‘vida’, nos prega peças, justamente porque não sabemos qual vai ser seu próximo passo, e uma delas depende de várias outras. As surpresas são inevitáveis, algumas nos deixam os mais felizes do mundo, outras acabam conosco, e assim a vida é, boa e ruim, depende do seu humor e das outras. No entanto, uma coisa é certa, a vida é o maior presente que se pode receber não se sabe quem nos presenteou com ela, eu pelo menos não sei, mas obrigado mesmo assim.
-
"Vida louca vida
Vida breve
Já que eu não posso te levar
Quero que você me leve
Vida louca vida
Vida imensa
Ninguém vai nos perdoar
Nosso crime não compensa"
(Cazuza - Vida louca vida)

Um comentário:

  1. A real beleza da vida está em sua imprecisão... viver não é preciso, por isso não temos o direito de ficar tristes, de nos deixar abater... não há mapas, não há GPS. A gente é quem faz...

    ResponderExcluir