segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Uma Crônica

Da janela do meu quarto eu posso ver muito, o sexto andar de um prédio é, sem dúvida alguma, um lugar privilegiado para se ver a cidade, ver a cidade por cima, e não por baixo como alguns têm como única opção.
A paisagem urbana é bem bonita, é agradável aos meus olhos, porém ás vezes me assusta. São tantos seres humanos vivendo num mesmo lugar, cada um de um jeito, um diferente do outro, uns confiáveis outros não.
Daqui de cima só de olhar pro lado posso ver várias coisas, vejo crianças brincando na quadra de uma escola, meninos e meninas que ainda se sentem livres e despreocupados, também posso assistir os carros atravessando um viaduto, vejo belas mulheres tomando sol, mas essa é a parte boa, em termos. Na minha posição posso ver muito mais, ás vezes não quero enxergar, no entanto eu sei que posso. Eu vejo um homem puxando um carro de lixo acompanhado de crianças que esperam o sinal fechar para esmolar faça chuva ou faça sol, e talvez erroneamente, eu julgo o homem que usa as crianças para se sustentar quando na verdade essa possa ser a única oportunidade que ele teve, julgo as madames torrando no sol que poderiam estar fazendo algo melhor, e me julgo por só ver tudo de cima e nunca ter tentado ver por baixo, porém o que eu deveria fazer era simplesmente não julgar, e sim tentar mudar o mundo, sou jovem e tenho esse poder.
Por trás da beleza da cidade está a desigualdade, por trás não, está estampada em tudo e em todo lugar, temos prédios superiores aos outros, temos gente que vê de cima, outros só podem ver de baixo, é a ditadura da superioridade, e essa é só mais uma característica do capitalismo, um sistema no qual nos acomodamos a viver, uma ação tradicional gerada pela falta de coragem pra se tentar uma mudança.

2 comentários:

  1. Odeio ver as coisas de cima, gosto de ter meus pés no chão...

    ResponderExcluir
  2. sua crônica ficou MUITO boa Wawa! vc escreve bem demais ;)

    ResponderExcluir